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Pente-Fino do INSS: 1,7 milhão de beneficiários serão convocados

07/10/2020

No início de setembro o INSS começou mais uma etapa das revisões conhecidas como Pente-fino. Serão notificados segurados que tiveram seus benefícios revisados administrativamente e, após procedimento, foi verificada a necessidade de reavaliação dos documentos que embasaram a concessão do benefício. 

Os beneficiários serão notificados através de carta. Devido a esse momento de pandemia, o INSS, em parceria com o Correios disponibilizou a carta também em versão digital. Para visualizar esse documento basta acessar a seção Minhas Mensagens do aplicativo Correios.

Em todo país, 1,7 milhão de pessoas, que podem ser beneficiários de qualquer tipo de benefício, precisarão apresentar a documentação solicitada na carta, dentro do prazo de 60 dias.  O segurado que for notificado e não apresentar a documentação dentro desse prazo poderá ter o seu benefício suspenso. Se após 30 dias dessa suspensão a documentação não for apresentada, o benefício poderá ser bloqueado.

 

Como realizar o envio da documentação?

 

Para fazer o envio da documentação solicitada na carta recebida o beneficiário precisa ter login e senha do Meu INSS (site ou aplicativo). Após acessar o sistema, terá que solicitar o serviço ‘Atualização de Dados de Benefício’, anexando cópia digitalizada dos seguintes documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS e demais documentos solicitados na carta de exigência, objetivando demonstrar a regularidade da manutenção do benefício.

Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS deve agendar o cumprimento destas exigências em uma agência do INSS mais próxima da residência. Para efetuar o agendamento basta ligar para o telefone 135 do INSS, e escolher a opção ‘Entrega de Documentos por Convocação’. Ressaltamos que o INSS não receberá o cumprimento de exigências sem agendamento prévio.

 

Como evitar que seu benefício seja bloqueado?

 

Conforme já falamos aqui, a não apresentação da documentação solicitada na Carta de exigência pode resultar no bloqueio do benefício. Pensando nisso, preparamos 4 dicas que poderão lhe ajudar a evitar que isso aconteça:

 

1. Atualize seus dados no portal Meu INSS: para facilitar o recebimento das possíveis notificações do INSS é necessário que você mantenha atualizado seus dados de contato, como endereço e telefones.

 

2. Mantenha sua documentação médica atualizada: Beneficiários de Auxílio-Doença e Aposentadoria por invalidez precisam manter sua documentação médica (laudos médicos, exames e receitas) atualizada, caso seja necessário apresenta-la em uma nova perícia.

 

3. Mantenha o relatório de sua renda familiar atualizado: Beneficiários do BPC (Loas) precisam ter um relatório que traga informações sobre sua renda familiar. Nesse relatório é importante constar quantas pessoas moram na casa, quantas trabalham e quais as despesas da família.  

 

4. Não deixe para separar a documentação solicitada na última hora: Apesar do prazo para a apresentação dos documentos ser de 60 dias, é muito importante que o beneficiário já providencie esses documentos tão logo receba a carta. Essa organização prévia dos documentos contribuirá para que o segurado tenha tempo hábil de providenciar tudo, caso seja necessário solicitar 2ª via de algum documento.

 

Como atualizar os dados de contato no INSS?

 

Para atualização de endereço ou dados de contato o segurado pode utilizar o serviço “Atualizar Dados de Contato” na tela inicial do Meu INSS.

Essa atualização também poderá ser realizada pelo telefone, através da Central 135.

 

Fonte: https://www.inss.gov.br/inss-inicia-notificacao-de-beneficiarios-apos-revisao-administrativa/