(32) 3232-1393 / (32) 3216-2027 / (32) 99922-1393

Por que planejar a aposentadoria?

20/02/2020

Planejar o futuro é algo complexo e delicado. Para muitos é fundamental, para outros inimaginável, devido a necessidade de viver intensamente o presente, mas algo é certo: o futuro chega, mesmo que seja amanhã, daqui um mês ou quarenta anos.

Por isso, conduzir nossos planos de maneira sistemática pode ser a maneira menos difícil para alcançar nossos objetivos. Planejamos, a faculdade, a compra da casa própria, o casamento, os filhos, o carro, a reforma, as viagens e tantas outras coisas... Mas, e a aposentadoria, você já parou para pensar nela?

Qualquer pessoa pode solicitar um Planejamento de Aposentadoria ao seu advogado ou contador de confiança. A idade recomendada para a realização do mesmo é a partir dos 35 anos de idade.

Através desse planejamento é possível saber o tempo e o valor que devemos contribuir, bem como a data correta para dar entrada no benefício. Essas informações são muito importantes especialmente agora que as novas regras da Previdência já estão valendo.

Com as novas regras os trabalhadores do regime geral terão direito a 60% do valor do benefício integral (calculado com base na média de 100% do histórico de contribuições) quando atingirem o tempo mínimo de contribuição, 20 anos para homens e 15 anos para mulheres do setor privado.
Esse percentual subirá 2 pontos para cada ano a mais de contribuição, por isso é tão importante não deixar de contribuir para o INSS, mesmo após ter alcançado o tempo mínimo exigido para a aposentadoria.

Essa regra é mais vantajosa e um ponto chave para quem contribui sobre salários mais altos, pois possibilita que o trabalhador se aposente com um salário melhor. Para ter direito a 100% do valor do benefício, mulheres precisarão somar 35 anos de contribuição e homens 40 anos.

O trabalhador que está próximo de se aposentar pode usar o planejamento para descobrir qual regra de transição será melhor para  o seu benefício.