(32) 3232-1393 / (32) 3216-2027 / (32) 99922-1393

O período de Auxílo-Doença pode ser contado para aposentadoria?

11/12/2019

O Auxílio-Doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.

O período em que o segurado recebeu esse benefício poderá ser utilizado como tempo de contribuição e carência para a Aposentadoria quando intercalado de contribuições para o INSS.

Ou seja, o segurado do INSS que tiver seu benefício cessado deve retomar suas contribuições para a Previdência no mês posterior à cessação.

Assim, estará garantido o direito desse segurado de utilizar o tempo de Auxílio-Doença na hora de se aposentar.

O segurado, que teve seu benefício cessado e está recorrendo dessa decisão judicialmente, deve continuar contribuindo para o INSS. Do contrário, estará correndo o risco de deixar de contar para sua aposentadoria o tempo do Auxílio-Doença já recebido e o tempo de duração do processo judicial, que pode não ser favorável ao segurado.

Vale lembrar que nenhum profissional da área previdenciária pode garantir ao segurado que seu benefício será concedido, visto que a concessão dos benefícios por incapacidade é baseada em uma perícia médica.

A paralização nas contribuições para o INSS prejudicará o próprio segurado no futuro, pois, além de atrasar sua aposentadoria, impactará no valor do benefício de quem contribui sobre mais de um salário.