(32) 3232-1393 / (32) 3216-2027 / (32) 99922-1393

Entenda a importância de contribuir para a Previdência Social

11/12/2019

Contribuir para a Previdência Social é de extrema importância para preservar os direitos dos segurados aos benefícios do INSS. Manter essas contribuições em dia é o que garante a tranquilidade do segurado em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice.

Para ter direito aos benefícios do INSS, como auxílio-doença e salário-maternidade, por exemplo, é necessário possuir uma carência, que é um número mínimo de contribuições variável de acordo com o tipo de benefício requerido, e possuir Qualidade de Segurado.

Possuir Qualidade de Segurado, ou seja, estar contribuindo para a Previdência, ou recebendo algum benefício, ou no período de graça, é um dos requisitos necessários para que o cidadão tenha direito aos benefícios do INSS.

Na Pensão por Morte, por exemplo, os dependentes do segurado falecido não poderão requerer esse benefício se, na data do óbito, esse segurado não possuir a Qualidade de Segurado.

Além disso, com as novas regras da Previdência, quanto mais contribuições o segurado tiver realizado para o INSS, maior será o valor da sua aposentadoria. Exceto para quem recolher sobre um salário mínimo.

Os trabalhadores do regime geral terão direito a 60% do valor do benefício integral (calculado com base na média de 100% do histórico de contribuições) quando atingirem o tempo mínimo de contribuição, 20 anos para homens e 15 anos para mulheres do setor privado.

Esse percentual subirá 2 pontos para cada ano a mais de contribuição, por isso é tão importante realizar as contribuições para o INSS. Para ter direito a 100% do valor do benefício, mulheres precisarão somar 35 anos de contribuição e homens 40 anos.

Fique em dia com suas contribuições para o INSS e preserve seu direito de requerer os benefícios da Previdência Social!